Roda de Psicanálise
Desde 2013
Desde 2013
A Roda de Psicanálise é um espaço de circulação de saberes, experiências e diferenças, presente desde 2013. Surgiu do encontro de três amigas – Isabelle Maurutto Schoffen, Aline Sanches e Samara Megume com a proposta inicial de fazer circular o saber psicanalítico na região de Maringá.
Durante a trajetória de sustentação do desejo pela Psicanálise, estabelecemos uma significativa parceria com o GTEP (Grupo de Transmissão e Estudos em Psicanálise) do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, que realiza transmissão e percurso de formação fora dos limites de São Paulo, promovendo conosco seminários teóricos e clínicos que enriquecem Maringá com uma vasta diversidade de “sotaques” psicanalíticos.
Em 2015, inauguramos o primeiro grupo do Percurso Básico de Formação em Psicanálise, e o segundo em 2017. Durante o período da pandemia, constituímos um grupo Introdutório ao Percurso Básico de Formação em Psicanálise, que em 2022 deu origem ao terceiro grupo. Paralelamente a esses grupos, com seminários conduzidos por analistas do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, promovemos ao longo desses anos diversos eventos, seminários, supervisões abertas, grupos de estudos e outras atividades que envolveram vários colegas nessa incessante tarefa de transmissão da Psicanálise. Com isso, em 2022 surgiu a necessidade de nos institucionalizarmos como uma comunidade de partilha, nos constituindo como Associação.
Nossa logomarca representa princípios fundamentais dessa comunidade. A inspiração dela veio do ícone de atualização da internet – os tracinhos em formato circular que giram enquanto uma página é carregada. A Roda, enquanto espaço de estudos e trocas é, fundamentalmente, atualização. E não é justamente essa a proposta da descoberta freudiana? Um método em que a escuta do passado se atualiza no presente e produz o novo. Em meio aos símbolos fálicos tão cultuados socialmente, propomos uma Roda, que nunca se faz sozinha. Um Roda aberta, que nos une pela ética da produção de diferenças.
Formação: Psicólogo e Psicanalista Presencial e Online Maringá
Formação: Psicólogo e Mestre em Filosofia Presencial e Online Campo Mourão
Para se inscrever no processo de admissão para membro da Associação, a pessoa deve ser indicada por um membro efetivo. Nesse processo consideramos o interesse no pertencimento a Associação, tal como se expressa em sua Carta de Princípios; as pessoas que tenham na prática clínica seu vínculo primeiro com a psicanálise e com sua ética. Para isso entendemos fundamental a análise pessoal, a experiência clínica e o estudo teórico, ou seja, um percurso de formação consistente, que evidencie a qualidade do vínculo com a psicanálise e sua ética.
Para se inscrever no Percurso Básico de Formação em Psicanálise o candidato deve ter um percurso na Psicanálise, isto é, conhecimento básico da teoria psicanalítica, estar em atividade clínica (particular ou em instituição), análise pessoal e supervisão.
Para se inscrever no Percurso Introdutório em Psicanálise a pessoa precisa ter uma graduação em curso superior, e ter interesse na teoria e prática clínica psicanalitica. Não é necessário ter conhecimento prévio da teoria psicanalítica.
Para proporcionar as melhores experiências, utilizamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
WhatsApp us