Roda Cine Março

Em março, o Roda Cine Psicanálise promoverá um debate sobre os horrores da ditadura. Para isso, exibiremos um filme que traz questões fundamentais para pensarmos o autoritarismo, a repressão e a tortura na América Latina.
#ditaduranuncamais

O Roda Cine Psicanálise é um projeto que busca articular a Arte Cinematográfica à teoria e à prática da psicanálise. Os encontros serão mensais e consistirão na exibição de um filme, seguida de uma discussão mediada pelos coordenadores do projeto, junto ao convidado do mês.

📌Filme de março: A Morte e a Donzela – Roman Polanski
📌Data: 29/03 (sábado)
📌Horário: das 17h00 às 20h30 com intervalo
📌Local: Espaço Solagasta / R. Prof.Itamar Orlando Soares, 181.

🍿 Coordenação: Psicanalista Daniela Midori Taguchi Dias e Psicanalista Marco Antonio Facione Berbel.

🍿 Convidado do mês de maio: Prof. Reginaldo Benedito Dias*

Reginaldo Benedito Dias é professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

🎥 Sobre o filme:
🎦 Em um país sul-americano após a queda da ditadura Paulina Escobar (Sigourney Weaver), a mulher de Gerardo Escobar (Stuart Wilson), um famoso advogado, fica sabendo no rádio que Gerardo deverá chefiar as investigações das mortes ocorridas no regime militar. Quando Gerardo chega ela o vê acompanhado de um estranho que o socorreu na estrada, mas quando o desconhecido retorna à casa ela o identifica pela voz como sendo Roberto Miranda (Ben Kingsley), o homem que a torturou e a estuprou quando ela fazia militância política. Paulina decide então “julgá-lo” ali mesmo, apesar dos protestos do marido, que considera sua atitude precipitada além do fato do acusado alegar inocência.

🎥 Atividade gratuita e aberta a todos os interessados em cinema e psicanálise.

Pular para o conteúdo